Publicação de Recursos

Governo aprova verbas de apoio aos Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica para Paris 2024

9 Setembro 2022



Compartilhar
Tweet


Foi aprovada esta quinta-feira, 8 de setembro, em Conselho de Ministros a resolução que determina a atribuição de uma verba total de 31,2 milhões de euros para os Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

Neste ciclo de Paris 2024, o financiamento à Preparação Olímpica cresce 18,4% face ao ciclo anterior para um total de 22 milhões de euros de apoio para os quatro anos do ciclo olímpico, depois de em Tóquio 2020 a verba se ter situado nos 18,55 milhões de euros.

Já o financiamento à Preparação Paralímpica aumenta 32,9% relativamente ao ciclo anterior com um apoio total de 9,2 milhões de euros para os quatro anos do ciclo paralímpico de Paris 2024, dando sequência aos 6,92 milhões de euros relativos a Tóquio 2020.

O aumento que se verifica na Preparação Paralímpica garantirá que, pela primeira vez em todo o ciclo paralímpico, exista uma equiparação à realidade olímpica de todas as condições de bolsas e de preparação desportiva oferecidas aos atletas paralímpicos, bem como aos seus treinadores e técnicos assistentes desportivos.

As verbas agora aprovadas para os Programas Olímpico e Paralímpico incluem os montantes já previstos para este ano de 2022, aprovados por Resolução de dezembro de 2021, que agora são considerados para a execução de Paris 2024.

A aprovação desta Resolução de Conselho de Ministros tem ainda como objetivo o reforço dos Programas de Esperanças Olímpicas e Paralímpicas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, onde os talentos mais jovens das diversas modalidades são também enquadrados.



Voltar