Publicação de Recursos

Contratos-Programa para Paris 2024 assinados no Jamor

14 Outubro 2022



Compartilhar
Tweet


O Centro de Treino de Ténis do Centro de Alto Rendimento do Jamor recebeu esta sexta-feira, 14 de outubro, a cerimónia de assinatura dos contratos-programa Olímpico e Paralímpico relativos aos Programas de Preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. O evento contou com um primeiro momento de assinaturas dos contratos-programa ao que se seguiram os discursos das principais figuras envolvidas.

O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, destacou o facto de que “pela primeira vez teremos um ciclo completo com total equidade entre olímpicos e paralímpicos” no que diz respeito às bolsas de preparação e prémios desportivos, sublinhando a importância da criação de “um novo paradigma” que vem confirmar o “crédito e confiança no trabalho realizado”. O Presidente do CPP assinalou ainda que “o futuro do movimento paralímpico depende do que for feito ao nível do desenvolvimento desportivo de base”. 

A intervenção seguinte foi do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, que sublinhou que “este é um ano particularmente felizmente para o movimento olímpico” e destacou que o Comité Olímpico de Portugal está “reconhecido e grato” pelo resultado das conversações com o Executivo para este contrato-programa ser “francamente positivo face ao estabelecido em contratos-programa anteriores”. 

No que concerne aos discursos dos elementos do Executivo, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, salientou que “a progressiva caminhada para a equiparação das bolsas entre atletas olímpicos e paralímpicos alcançada em 2020” e assegurou que “desde o primeiro momento da negociação deste novo contrato-programa para Paris 2024 que existiu a premissa fundamental da manutenção dessa equiparação”. A Secretária de Estado da Inclusão declarou ainda a intenção do Governo de “garantir cada vez mais que os atletas com deficiência, com a dedicação e determinação e que os leva em muitos casos ao alto rendimento, contam com as condições equiparadas aos demais atletas”. 

A última intervenção da tarde foi da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que referiu que este foi “dia de prestarmos o nosso reconhecimento e agradecimento a quem todos os dias trabalha para levar a esperança, a vontade e a capacidade de trazer tantas alegrias para Portugal” e sublinhou “o sonho concretizado de um aumento histórico dos dois programas de preparação”, acrescentando que “o desporto é fator de inclusão e este é também um motivo de alegria para estarmos aqui hoje a celebrar estes contratos”.

A cerimónia teve também a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, para além de vários representantes federativos e atletas. 

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 irão decorrer na capital francesa de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024. 



Voltar