Publicação de Recursos

Mérito e excelência distinguidos na Gala do CPP

25 Novembro 2022



Compartilhar
Tweet


A Gala do Comité Paralímpico de Portugal realizada esta quinta-feira, 24 de novembro, no Pátio da Galé, em Lisboa, distinguiu atletas, entidades e personalidades que se destacaram pela excelência e mérito da sua atividade no último ano em mais de 40 distinções assinaladas ao longo da noite. 

José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, e Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, iniciaram o evento com as três intervenções iniciais. 

As distinções maiores da Gala foram as Ordem Paralímpicas atribuídas a Tiago Brandão Rodrigues, antigo Ministro da Educação, Jaime Antunes, médico das Missões Paralímpicas Portuguesas desde Sidney 2000, e José Carlos Macedo, atleta e campeão paralímpico que terminou a carreira desportiva este ano, para além da Ordem Surdolímpica concedida a Hugo Passos, atleta português mais medalhado de sempre em Jogos Surdolímpicos que terminou a carreira após Caxias do Sul 2021. 

Numa noite muito dedicada à celebração dos feitos nacionais nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, André Soares, Joana Santos e Hugo Passos receberam a Medalha Surdolímpica pelos pódios alcançados nessa competição. O Chefe da Missão, Pedro Costa, e o Diretor Executivo da Missão, Tiago Carvalho, receberam a Insígnia Surdolímpica, assim como José Marques, Júlio Marcelino e Luís Fontes, treinadores, respetivamente, de André Soares, Joana Santos e Hugo Passos. Também David Maia, treinador de Hugo Passos numa fase inicial da sua carreira, recebeu a Insígnia Surdolímpica. 

No mesmo sentido, João Amaral Mendes e Ivo Quendera, treinadores, respetivamente, dos atletas medalhados em Tóquio 2020 Miguel Monteiro e Norberto Mourão, foram galardoados com a Insígnia Paralímpica. Distinção semelhante acolheram também os professores José Pedro Ferreira e José Marmeleira pelos contributos que têm concedido ao movimento paralímpico no exercício da sua atividade académica. 

O Troféu Surdolímpico consagrou a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação Portuguesa de Judo e a Federação Portuguesa de Lutas Amadoras pelos seus extensos contributos para com o desenvolvimento do desporto surdolímpico. Já o Prémio Inclusão pelo Desporto foi atribuído à Câmara Municipal de Coimbra, DESMOR, Logoplaste, Águas de Portugal, Lusíadas Saúde e Vitalis pelas suas práticas inclusivas em benefício do desporto para pessoas com deficiência. 

O evento consagrou ainda com as Medalhas de Mérito os atletas que conquistaram lugares de pódio em Campeonatos da Europa e do Mundo no último ano. Abílio Valente, André Ramos, Carla Oliveira, Cristina Gonçalves e Manuel Cruz receberam a distinção pelas medalhas asseguradas no Campeonato da Europa de Boccia Sevilha 2021. Djibrilo Iafa e Miguel Vieira também foram alvo do mesmo reconhecimento pelas suas prestações no Europeu de Judo decorrido na Sardenha em 2022. 

Norberto Mourão recebeu também a Medalha de Mérito pelos lugares de pódio assegurados no Europeu de Canoagem de Munique e o Mundial de Halifax em 2022, o ciclista Luís Costa pela medalha no Mundial de Ciclismo de Baie-Comaeau, os nadadores Diogo Cancela, Marco Meneses e Susana Veiga pelas prestações no Campeonato do Mundo de Natação Funchal 2022 e a judoca surdolímpica Joana Santos pelo título no Campeonato do Mundo de Judo Versalhes 2021. 

A Gala do Comité Paralímpico de Portugal teve ainda um momento dedicado à apresentação do livro “Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021: As imagens das participações portuguesas”, uma obra do Comité Paralímpico de Portugal centrada nas melhores imagens de competição dos atletas portugueses nas duas competições. O livro estará à venda nas livrarias e 30 de novembro e terá a sua apresentação do público no dia 4 de dezembro, às 16h00, na FNAC do Centro Comercial Colombo. 

Outra das grandes novidades da noite foi o anúncio da parceria do Comité Paralímpico de Portugal com a Puma. O acordo entre as duas partes inicia-se em 2024 e é válido por duas paralimpíadas, sendo certo que as Missões Portuguesas vão ser equipadas pela Puma nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2028. Esta é, de resto, uma parceria histórica pelo facto de ser a primeira vez que a Puma patrocina um Comité Paralímpico Nacional. 



Voltar