Publicação de Recursos

Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028 com as mesmas 22 modalidades no programa inicial

31 Janeiro 2023



Compartilhar
Tweet


O Comité Paralímpico Internacional (IPC) anunciou esta segunda-feira, 30 de janeiro, que os Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028 vão contar com as mesmas 22 modalidades presentes no quadro competitivo de Paris 2024 e de Tóquio 2020. 

O organismo máximo do desporto paralímpico mundial comunicou ainda ter concedido ao Comité Organizador de Los Angeles 2028 a oportunidade de explorar o potencial de inclusão do surf e da escalada, que seriam estreias paralímicas, ou de outras modalidades no programa competitivo da competição. Caso o Comité Organizador de Los Angeles 2028 apresente qualquer desporto para consideração, a decisão final será tomada pelo Conselho de Administração do IPC até o final de 2023.

"Escolher estes desportos foi um trabalho extremamente difícil, para a comissão executiva do IPC, uma vez que recebemos 33 excelentes candidaturas", disse o presidente do organismo, Andrew Parsons, acrescentando que "as propostas mostram a qualidade e o crescimento do desporto paralímpico".

Andrew Parsons garantiu ainda que os desportos confirmados em Los Angeles 2028 "proporcionam um programa competitivo e atrativo, que evidencia a diversidade do movimento paralímpico".

As 22 modalidades paralímpicas presentes em Tóquio 2020, Paris 2024 e agora confirmadas para Los Angeles 2028 são: atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, canoagem, ciclismo, equestre, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, halterofilismo, judo, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol sentado. 



Voltar