Publicação de Recursos

Programa IMPULSO dos Jogos Santa Casa entrega 47 Bolsas de Educação a atletas-bolseiros

2 Março 2023



Compartilhar
Tweet


A cerimónia de entrega das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, agora designadas por Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, realizou-se esta quarta-feira, 01 de março, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e atribuiu 47 bolsas a atletas – 36 a atletas olímpicos e 11 a atletas paralímpicos e surdolímpicos – de 15 modalidades, num valor total de 135 mil euros.

A edição deste ano, que teve como assinatura “Juntamos a educação à ambição desportiva” e a particularidade de celebrar 10 anos de vida, tendo atribuído bolsas em duas modalidades que são uma novidade no Programa: a Equestre (com o atleta da dimensão paralímpica, Pedro Félix) e o Breaking (da Federação Portuguesa de Dança Desportiva). Deste modo, são agora 24 as modalidades abrangidas por estas bolsas, cujo o objetivo é incentivar os atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos a conciliarem a carreira académica com a desportiva e, deste modo, evitar o abandono prematuro do desporto de alto rendimento e o abandono precoce dos estudos.

Susana Veiga, nadadora paralímpica, é uma das bolseiras do Programa e explica a importância que esta bolsa tem na sua vida: "Sou bolseira dos Jogos Santa Casa há três anos, na licenciatura de Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e é um privilégio ter este apoio e uma grande ajuda para nós, atletas de alto rendimento. Viver uma carreira dual é um desafio diário e a Bolsa de Educação Jogos Santa Casa dá-me motivação para prosseguir com os meus estudos, lado a lado com a minha atividade enquanto nadadora”.

Também Tiago Neves, nadador surdolímpico e finalista do curso de mestrado de Engenharia Informática, do Instituto Superior Técnico, partilha da visão das suas colegas atletas. “Sou bolseiro há 7 anos e posso dizer que as bolsas têm sido determinantes. Elas ajudam a diminuir as despesas com as propinas, com os materiais académicos e com as deslocações, o que contribui bastante para gerar mais motivação para conciliar a formação académica com a atividade desportiva de alto rendimento”, sublinha.

O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa conta com a parceria do Comité Olímpico de Portugal (COP) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e, desde que nasceu, em 2013, e a contar com as bolsas entregues hoje, já foram atribuídas 422 Bolsas a 215 atletas, de 24 modalidades, num valor superior a 1,2 milhões de euros.

A cerimónia deste ano contou com as presenças do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho;  do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; e do vice-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Sandro Araújo.



Voltar