Publicação de Recursos

Projeto da nova sede do CPP apresentado em Loures

2 Março 2023



Compartilhar
Tweet


O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, acolheu esta quinta-feira, 3 de março, a apresentação pública do projeto da nova sede do Comité Paralímpico de Portugal. A cerimónia contou com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Rodrigo Ramos, do Presidente Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e do arquiteto autor do projeto vencedor, Marcelo Dantas. 

José Manuel Lourenço sublinhou que “este é um momento histórico” na vida da instituição, garantindo que “a nova sede será também para os membros do CPP”. O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal garantiu ainda que “a acessibilidade do edifício foi um requisito fundamental desde o primeiro momento”. 

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, realçou “trajeto longo de excelente relação entre o município e o Comité Paralímpico de Portugal” e destacou “a visão ambiciosa do Comité Paralímpico de Portugal que a Câmara Municipal de Loures subscreve”, antecipando ainda que “o projeto será marca icónica do território onde se insere”, localizado no Bairro da Paradela, na freguesia de Santo António dos Cavaleiros, em Loures. De recordar que a Câmara Municipal de Loures cedeu o terreno onde ganhará forma a futura sede do Comité Paralímpico de Portugal. 

Marcelo Dantas, arquiteto autor do projeto vencedor do concurso público promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal em parceria com a Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos, afirmou que a intenção de projetar “um edifício acessível de funcionamento e circulação simples que seja naturalmente acolhedor às necessidades de todos os seus utilizadores”. 

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte acolhe a exposição dos 22 projetos candidatos à sede do Comité Paralímpico de Portugal dia 11 de março, seguindo posteriormente para as instalações da Ordem dos Arquitetos, onde se encontrará disponível de 15 a 31 de março.



Voltar