Publicação de Recursos

Boccia com oito apurados para a fase seguinte nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

9 Agosto 2023



Compartilhar
Tweet


A participação portuguesa no segundo dia dos Campeonatos Paralímpicos Europeus, 9 de agosto, foi dedicada à modalidade de boccia. Os atletas nacionais disputaram os derradeiros jogos da fase de grupos e são já oito os apurados para a fase a eliminar que começa amanhã, 10 de agosto, no complexo Rotterdam Ahoy, em Roterdão, Países Baixos. André Ramos e Cristina Gonçalves garantiram acesso direto às meias-finais. 

O dia nem começou bem com a eliminação de Nuno Guerreiro da vertente individual. O atleta português até venceu Khayal Islamov (Azerbaijão) por 6-2 mas as duas derrotas iniciais comprometeram a sua participação em individuais BC4 masculinos. Também em BC4 mas na vertente feminina, Carla Oliveira superou a alemã Anita Raguwaran por 4-3 e com duas vitórias em dois jogos assegurou a passagem aos quartos-de-final onde vai medir forças com a ucrâniana Nataliia Konenko às 09h30. 

Em individuais da classe BC3, José Gonçalves e Armando Costa garantiram o acesso aos quartos-de-final com vitórias nos últimos jogos da fase de grupos sobre o britânico William Arnott e o belga Arno Van Praet, respetivamente, por 3-3* e 4-1. José Gonçalves vai defrontar o poloco Damian Iskrzycki e Armando Costa o italiano Mirco Garavaglia, ambos às 10h30. Em individual BC3 feminino, a campeã do mundo em título, Ana Sofia Costa, superou a inglesa Robyn Mcbride por 5-1 na derradeira partida da fase de grupos de individuais BC3 e assegurou a passagem aos quartos-de-final onde vai enfretnar a sueca Maria Bjurstrom às 12h45.

Na classe de individuais BC2 David Araújo venceu o britânico Will Hipwell por 4-1 e com duas vitórias em três jogos na fase de grupos de individuais BC2 de boccia garantiu o acesso aos quartos-de-final da competição onde irá defrontar o eslovaco Rastislav Kurilak às 09h30. Ana Correia e Cristina Gonçalves foram derrotadas por Chantal Van Engelen (Países Baixos) e Vivien Nagy (Hungria) por 5-1 e 6-5, respetivamente. Cristina Gonçalves garantiu ainda assim o acesso direto às meias-finais da competição, enquanto Ana Correia marcou encontro com Vivien Nagy (Hungria) nos playoffs às 11h45.

Em individuais BC1 Rita Patrício perdeu 10-1 frente à espanhola Amagoia Arrieta de individuais BC1 e terá o último jogo da fase de grupos às 10h30 contra a israelita Bat-El Brightman-Ha'cohen. André Ramos venceu Martin Frkovic (Croácia) por 7-2 e com duas vitórias em dois jogos da fase de grupos de individuais BC1 masculina assegurou o acesso direto às meias-finais, a disputar também esta quinta-feira, 10 de agosto.   

Portugal conta já com duas medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus, ambas na modalidade de judo. Miguel Vieira conquistou o ouro em -60kg J1 e Djibrilo Iafa o bronze em -73kg J2. 

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva. 

Fotografia: David Barros/CPP



Voltar