Publicação de Recursos

Cinco portugueses na disputa por medalhas em individuais de boccia

10 Agosto 2023



Compartilhar
Tweet


A participação portuguesa no terceiro dia dos Campeonatos Paralímpicos Europeus que decorrem em Roterdão, nos Países Baixos, foi exclusiva à fase individual a eliminar da modalidade de boccia. Os jogos disputados no complexo Rotterdam Ahoy confirmaram cinco portugueses na luta pelas medalhas no próximo sábado, 12 de agosto. 

A primeira portuguesa a garantir o acesso à final foi Carla Oliveira. A atleta paralímpica superou a ucrâniana Nataliia Konenko (8-2) nos quartos-de-final e a azeri Narmin Aghayeva (3-2) na meia-final, marcando assim lugar na final de individuais BC4 contra a hungara Alexandra Szabo. 

Ana Correia foi outra das figuras de destaque do dia. A atleta portuguesa venceu Vivien Nagy (Hungria) por 9-0 e seguiu para as meias-finais onde derrotou no parcial de desempate (3-3*) a britânica líder do ranking mundial, Claire Taggart, num encontro repleto de emoção. Ana Correia garantiu assim o acesso à grande final da categoria a discutir com a neerlandesa Chantal Van Engelen, que venceu Cristina Gonçalves nas meias-finais por 7-2. Cristina Gonçalves e Claire Taggart vão assim jogar pela medalha de bronze da especialidade. 

André Ramos vai também disputar a medalha de bronze com o grego Panagiotis Soulanis, na classe de individuais BC1. O atleta paralímpico português foi superado no último parcial das meias-finais por Daniel Perez (Países Baixos) que venceu o encontro por 4-3. 

David Araújo começou o dia com uma vitória sobre Rastislav Kurilak (Eslováquia) por 6-3 nos quartos-de-final de individuais BC2, mas nas meias-finais foi derrotado à tangente pelo israelita Nadav Levi (4-3). O resultado colocou-o na disputa na medalha de bronze contra o belga Francis Rombouts. 

Em individuais BC3, a campeã do mundo Ana Sofia Costa foi surpreendida pela sueca Maria Bjurstrom e perdeu a eliminatória dos quartos-de-final por 4-3, terminando o concurso individual no 5.º lugar da geral. Armando Costa deixou escapar uma vantagem de dois pontos frente ao italiano Mirco Garavaglia, perdendo o jogo dos quartos-de-final por 5-4 e fechando a sua participação individual também no 5.º lugar. José Gonçalves foi eliminado pelo polaco Damian Iskrzycki (5-2) também nos quartos-de-final de individuais BC3 e terminou em 7.º lugar da geral.

Rita Patrício disputou com a israelita Bat-El Brightman-Ha'cohen a última jornada da fase de grupos de individuais BC1 e após derrota por 8-0 fechou a sua participação nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus no 6.º lugar. 

O dia de amanhã, 11 de agosto, será também dedicado ao boccia agora na fase de grupos das vertentes coletivas. A equipa BC1/BC2 joga às 09h30, 13h00 e 16h00 contra República Checa, França e Eslováquia. O par BC3 tem encontros marcados com Espanha, Turquia e Polónia às 09h30, 13h00 e 16h00, respetivamente. Já o Par BC4 defronta Croácia, Alemanha e Grã-Bretanha às 08h30, 11h10 e 14h40. 

Portugal conta já com duas medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus, ambas na modalidade de judo. Miguel Vieira conquistou o ouro em -60kg J1 e Djibrilo Iafa o bronze em -73kg J2. 

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.



Voltar