Publicação de Recursos
Cinco portugueses na disputa por medalhas em individuais de boccia
10 Agosto 2023A participação portuguesa no terceiro dia dos Campeonatos Paralímpicos Europeus que decorrem em Roterdão, nos Países Baixos, foi exclusiva à fase individual a eliminar da modalidade de boccia. Os jogos disputados no complexo Rotterdam Ahoy confirmaram cinco portugueses na luta pelas medalhas no próximo sábado, 12 de agosto.
A primeira portuguesa a garantir o acesso à final foi Carla Oliveira. A atleta paralímpica superou a ucrâniana Nataliia Konenko (8-2) nos quartos-de-final e a azeri Narmin Aghayeva (3-2) na meia-final, marcando assim lugar na final de individuais BC4 contra a hungara Alexandra Szabo.
Ana Correia foi outra das figuras de destaque do dia. A atleta portuguesa venceu Vivien Nagy (Hungria) por 9-0 e seguiu para as meias-finais onde derrotou no parcial de desempate (3-3*) a britânica líder do ranking mundial, Claire Taggart, num encontro repleto de emoção. Ana Correia garantiu assim o acesso à grande final da categoria a discutir com a neerlandesa Chantal Van Engelen, que venceu Cristina Gonçalves nas meias-finais por 7-2. Cristina Gonçalves e Claire Taggart vão assim jogar pela medalha de bronze da especialidade.
André Ramos vai também disputar a medalha de bronze com o grego Panagiotis Soulanis, na classe de individuais BC1. O atleta paralímpico português foi superado no último parcial das meias-finais por Daniel Perez (Países Baixos) que venceu o encontro por 4-3.
David Araújo começou o dia com uma vitória sobre Rastislav Kurilak (Eslováquia) por 6-3 nos quartos-de-final de individuais BC2, mas nas meias-finais foi derrotado à tangente pelo israelita Nadav Levi (4-3). O resultado colocou-o na disputa na medalha de bronze contra o belga Francis Rombouts.
Em individuais BC3, a campeã do mundo Ana Sofia Costa foi surpreendida pela sueca Maria Bjurstrom e perdeu a eliminatória dos quartos-de-final por 4-3, terminando o concurso individual no 5.º lugar da geral. Armando Costa deixou escapar uma vantagem de dois pontos frente ao italiano Mirco Garavaglia, perdendo o jogo dos quartos-de-final por 5-4 e fechando a sua participação individual também no 5.º lugar. José Gonçalves foi eliminado pelo polaco Damian Iskrzycki (5-2) também nos quartos-de-final de individuais BC3 e terminou em 7.º lugar da geral.
Rita Patrício disputou com a israelita Bat-El Brightman-Ha'cohen a última jornada da fase de grupos de individuais BC1 e após derrota por 8-0 fechou a sua participação nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus no 6.º lugar.
O dia de amanhã, 11 de agosto, será também dedicado ao boccia agora na fase de grupos das vertentes coletivas. A equipa BC1/BC2 joga às 09h30, 13h00 e 16h00 contra República Checa, França e Eslováquia. O par BC3 tem encontros marcados com Espanha, Turquia e Polónia às 09h30, 13h00 e 16h00, respetivamente. Já o Par BC4 defronta Croácia, Alemanha e Grã-Bretanha às 08h30, 11h10 e 14h40.
Portugal conta já com duas medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus, ambas na modalidade de judo. Miguel Vieira conquistou o ouro em -60kg J1 e Djibrilo Iafa o bronze em -73kg J2.
Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.
Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.
Voltar