Publicação de Recursos
Oito vitórias e passaporte para três meias-finais nos coletivos de boccia
11 Agosto 2023Os Campeonatos Paralímpicos Europeus foram no dia de hoje, 11 de agosto, repletos de vitórias para Portugal nas vertentes coletivas de boccia. Os atletas nacionais venceram os oito dos nove jogos em disputa na fase de grupos e garantiram a passagem a três meias-finais da competição a disputar no próximo domingo, 13 de agosto.
O par BC4 composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro começou por vencer as formações da Croácia (4-3) e da Alemanha (5-4), esta última após uma recuperação fantástica no último parcial. No derradeiro jogo da fase de grupos a dupla portuguesa perdeu por 4-3 com a Grã-Bretanha mas garantiu ainda assim a passagem às meias-finais da competição onde irá medir forças com a Ucrânia.
Ana Sofia Costa e José Gonçalves alinharam no par BC3 que levou a melhor sobre a Espanha (7-3), a Turquia (6-2) e a Polónia (8-1). Os portugueses marcaram encontro com a República Checa nas meias-finais da competição.
Já a equipa BC1/BC2 formada por André Ramos, Cristina Gonçalves e David Araújo foi também 100% vitoriosa ao superar a República Checa (7-2), a França (5-2) e a Eslováquia (6-2). O trio luso vai disputar o acesso à final com os Países Baixos.
O dia de amanhã, 12 de agosto, terá as primeiras atribuições de medalhas na modalidade de boccia com cinco portugueses em prova.
André Ramos abre o dia a disputar a medalha de bronze de individuais BC1 às 08h30 contra o grego Panagiotis Soulanis. Às 10h40 Cristina Gonçalves defronta a britânica Claire Taggart e David Araújo mede forças com o francês Francis Rombouts, ambos pelo bronze em individuais BC2. Pelas 14h15 Carla Oliveira discute a final de individuais BC4 com Alexandra Szabo, da Hungria, e às 15h20 é a vez de Ana Correia tentar o ouro na final de individuais BC2 contra a neerlandesa Chantal Van Engelen.
Portugal conta já com duas medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus, ambas na modalidade de judo. Miguel Vieira conquistou o ouro em -60kg J1 e Djibrilo Iafa o bronze em -73kg J2.
Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.
Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.
Voltar