Publicação de Recursos

Badminton com seis apuramentos para as eliminatórias nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

17 Agosto 2023

Badminton com seis apuramentos para as eliminatórias nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

Compartilhar
Tweet


Dia feliz para Portugal nos Campeonatos Paralímpicos Europeus nesta quinta-feira, 17 de agosto, com seis apuramentos para as eliminatórias no badminton e a estreia nacional na modalidade de tiro. A jornada competitiva ficou também marcada pela presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, no complexo Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos, para assistir às provas com atletas nacionais.
 
A melhor notícia do dia foi dada por Beatriz Monteiro. A atleta de 17 anos venceu a italiana Rosa De Marco por 21-12 21-13 e assegurou a passagem direta às meias-finais de singulares SU5 agendada para o dia 19 de agosto. Diogo Daniel também esteve em destaque ao superar Robert Kertesz, da Hungria, por duplo 21-5, resultado que lhe valeu o apuramento para os oitavos-de-final de singulares SL4 onde irá defrontar o suíço Dominik Butzberger amanhã, 18 de agosto, às 10:45 horas de Portugal continental. 

Ainda em individuais, Bruno Faria perdeu com o francês Mathis Clement por 21-5 21-6 e concluiu o concurso de singulares SL4 no 19.º lugar. Inoi Ferreira foi derrotada pela francesa Milena Surreau por 21-6 21-8 e fechou a sua participação em singulares SL4 no 7.º lugar. 

Já nas disciplinas coletivas de badminton, Diogo Daniel e Bruno Faria perderam na última jornada da fase de grupos de pares masculinos SU5 com os franceses Meril Loquette e Lucas Mazur por 21-4 21-2 mas ainda assim asseguraram a passagem aos quartos-de-final onde vão encontrar a dupla constituída por Bartlomiej Mroz (Polónia) e David Wilson (Gales) esta sexta-feira, 18 de agosto, às 14:50 horas.

Beatriz Monteiro voltou a alinhar em pares femininos SL3-SU5 ao lado de Catherine Naudin (França) contra a dupla turca composta por Tugce Celik e Halime Yildiz e num jogo muito bem disputado a dupla luso-francesa levou a melhor por 21-12 21-18, garantindo o acesso às meias-finais a disputar no sábado, 19 de agosto. 

Também os dois pares mistos SL3-SU5 compostos por Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) e por Diogo Daniel e Inoi Ferreira viram confirmada a passagem aos oitavos-de-final da competição. Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) vão defrontar a dupla Colin Leslie (Escócia) e Cathrine Rosengren (Dinamarca), enquanto Diogo Daniel e Inoi Ferreira vão medir forças com Rickard Nilsson (Suécia) e Helle Sagoey (Noruega), em jogos a decorrer a partir das 9:00 horas desta sexta-feira, 18 de agosto. 
 
Na modalidade de tiro, Bruno Valentim discutiu a prova de carabina R4 a 10 metros e obteve o 14.º lugar da geral com a pontuação de 625.3 pontos. 

O dia de amanhã, 18 de agosto, terá também a estreia portuguesa na modalidade de ciclismo na vertente de contrarrelógio com a distância de 12 km. Telmo Pinão é o primeiro a correr às 10:10 horas na classe C2, seguido por Bernardo Vieira às 10:18 horas em C1. Já no período da tarde Luís Costa parte para a estrada às 15:20 horas em H5 e Flávio Pacheco às 15:29 horas em H4.  

Portugal conta já com sete medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia assegurou a prata em individuais BC2 de boccia. As medalhas de bronze foram asseguradas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro e pela equipa BC1/BC2 constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves. 

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.



Voltar