Publicação de Recursos

Badminton com seis apuramentos para as eliminatórias nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

17 Agosto 2023



Compartilhar
Tweet


Dia feliz para Portugal nos Campeonatos Paralímpicos Europeus nesta quinta-feira, 17 de agosto, com seis apuramentos para as eliminatórias no badminton e a estreia nacional na modalidade de tiro. A jornada competitiva ficou também marcada pela presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, no complexo Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos, para assistir às provas com atletas nacionais.
 
A melhor notícia do dia foi dada por Beatriz Monteiro. A atleta de 17 anos venceu a italiana Rosa De Marco por 21-12 21-13 e assegurou a passagem direta às meias-finais de singulares SU5 agendada para o dia 19 de agosto. Diogo Daniel também esteve em destaque ao superar Robert Kertesz, da Hungria, por duplo 21-5, resultado que lhe valeu o apuramento para os oitavos-de-final de singulares SL4 onde irá defrontar o suíço Dominik Butzberger amanhã, 18 de agosto, às 10:45 horas de Portugal continental. 

Ainda em individuais, Bruno Faria perdeu com o francês Mathis Clement por 21-5 21-6 e concluiu o concurso de singulares SL4 no 19.º lugar. Inoi Ferreira foi derrotada pela francesa Milena Surreau por 21-6 21-8 e fechou a sua participação em singulares SL4 no 7.º lugar. 

Já nas disciplinas coletivas de badminton, Diogo Daniel e Bruno Faria perderam na última jornada da fase de grupos de pares masculinos SU5 com os franceses Meril Loquette e Lucas Mazur por 21-4 21-2 mas ainda assim asseguraram a passagem aos quartos-de-final onde vão encontrar a dupla constituída por Bartlomiej Mroz (Polónia) e David Wilson (Gales) esta sexta-feira, 18 de agosto, às 14:50 horas.

Beatriz Monteiro voltou a alinhar em pares femininos SL3-SU5 ao lado de Catherine Naudin (França) contra a dupla turca composta por Tugce Celik e Halime Yildiz e num jogo muito bem disputado a dupla luso-francesa levou a melhor por 21-12 21-18, garantindo o acesso às meias-finais a disputar no sábado, 19 de agosto. 

Também os dois pares mistos SL3-SU5 compostos por Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) e por Diogo Daniel e Inoi Ferreira viram confirmada a passagem aos oitavos-de-final da competição. Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) vão defrontar a dupla Colin Leslie (Escócia) e Cathrine Rosengren (Dinamarca), enquanto Diogo Daniel e Inoi Ferreira vão medir forças com Rickard Nilsson (Suécia) e Helle Sagoey (Noruega), em jogos a decorrer a partir das 9:00 horas desta sexta-feira, 18 de agosto. 
 
Na modalidade de tiro, Bruno Valentim discutiu a prova de carabina R4 a 10 metros e obteve o 14.º lugar da geral com a pontuação de 625.3 pontos. 

O dia de amanhã, 18 de agosto, terá também a estreia portuguesa na modalidade de ciclismo na vertente de contrarrelógio com a distância de 12 km. Telmo Pinão é o primeiro a correr às 10:10 horas na classe C2, seguido por Bernardo Vieira às 10:18 horas em C1. Já no período da tarde Luís Costa parte para a estrada às 15:20 horas em H5 e Flávio Pacheco às 15:29 horas em H4.  

Portugal conta já com sete medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia assegurou a prata em individuais BC2 de boccia. As medalhas de bronze foram asseguradas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro e pela equipa BC1/BC2 constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves. 

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.



Voltar