Publicação de Recursos

Bernardo Vieira de prata nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

18 Agosto 2023

Bernardo Vieira de prata nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

Compartilhar
Tweet


Bernardo Vieira conquistou na manhã de hoje, 18 de agosto, a medalha de prata no contrarrelógio C1 de ciclismo nos Campeonatos Paralímpicos Europeus que estão a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos. O ciclista português percorreu os 10.6 quilómetros do percurso em 16.03 minutos e sagrou-se vice-campeão da Europa. O espanhol Ricardo Argiles levou o ouro (14.59 minutos) e o austríaco Andreas Zirkl fechou o pódio com a medalha de bronze (17.32 minutos). 

“Esta medalha é fruto do trabalho que tenho desenvolvido este ano com vista à qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris’2024. Sabíamos que o pódio era possível, o percurso era totalmente plano, arranquei e terminei com tudo o que tinha e as coisas correram bem. É muito bom, uma alegria fora do normal”, afirmou Bernardo Vieira no rescaldo da prova.
 
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, assistiu à prova de Bernardo Vieira e deixou também algumas palavras sobre a prestação portuguesa nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus. 

“O primeiro registo que pretendo fazer é de elogio à participação da nossa comitiva. Vê-se nesta participação da comitiva nacional o reflexo do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo Comité Paralímpico de Portugal e também aquilo que pode representar a nossa participação nos Jogos Paralímpicos que se vão realizar no próximo ano em Paris. Estas conquistas internacionais ajudam a projetar esta faceta do desporto português e a passar a mensagem do desporto como uma força de inclusão social”, referiu João Paulo Correia. 

Também no ciclismo, Luís Costa foi quinto classificado no contrarrelógio H5 com o tempo de 15.51 minutos, Flávio Pacheco foi sexto com a marca de 16.01 minutos na classe H4 e Telmo Pinão terminou no 10.º lugar da classe C2 com o tempo de 15.52 minutos. 

Na modalidade de badminton, Diogo Daniel e Inoi Ferreira cederam perante Rickard Nilsson (Suécia) e Helle Sagiey (Noruega) por 21-9 21-5 e fecharam a competição de pares mistos SL3-SU5 de badminton no 9.° lugar. A mesma classificação foi obtida por Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) também em pares mistos SL3-SU5 após derrota com Colin Leslie (Escócia) e Cathrine Rosengren (Dinamarca) por 21-10 21-16 nos oitavos-de-final da competição. 

Em singulares SL4 de badminton Diogo Daniel venceu o suíço Dominik Butzberger por 21-9 21-10 e carimbou a passagem aos quartos-de-final da competição, encontro onde levou a melhor sobre o francês Guillaume Gailly por 21-16 24-22, garantindo a qualificação para as meias-finais agendadas para o dia de amanhã. 

Portugal conta já com oito medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia em individuais BC2 de boccia e Bernardo Vieira no contrarrelógio C1 de ciclismo asseguraram a prata. As medalhas de bronze foram conquistadas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro e pela equipa BC1/BC2 constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves.
 
Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas - que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.



Voltar