Publicação de Recursos

CPP celebrou 15.º aniversário com prémios e distinções

9 Outubro 2023



Compartilhar
Tweet


O Comité Paralímpico de Portugal celebrou este sábado o seu 15.º aniversário em cerimónia decorrida no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras, que distinguiu com prémios e galardões diversos atletas, personalidades e entidades que se destacaram pela atuação no contexto do movimento paralímpico e surdolímpico nacional. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. 

As primeiras distinções a serem entregues foram as Medalhas de Mérito atribuídas a atletas que conquistaram lugares de pódio em Campeonatos da Europa e do Mundo desde o último trimestre de 2022. Carolina Duarte, Carina Paim, Miguel Monteiro, Sandro Baessa e Francisco Laranjeira (atletismo), Beatriz Monteiro e Diogo Daniel (badminton), Ana Correia, Ana Sofia Costa, André Ramos, Carla Oliveira, Cristina Gonçalves, José Gonçalves, David Araújo e Nuno Guerreiro (boccia), Bernardo Vieira (ciclismo), Miguel Vieira e Djobrilo Iafa (judo), Diogo Cancela e Marco Meneses (natação), Marta Paço e Camila Abdula (surf), Filipe Marques (triatlo) e a seleção nacional de andebol em cadeira de rodas foram agraciados com esta distinção. 

O Prémio Jornalismo Desportivo teve como grande vencedora a dupla composta por Andreia Figueirôa e Ivo Costa da SportTV com a reportagem "Contra a Corrente" sobre o canoísta Norberto Mourão. Emanuel Pereira do Jornal DIário "As Beiras" recebeu a Menção Honrosa com a reportagem "Superação é o combustível que alimenta o sonho paralímpico de Bernardo Vieira" e Rafael Raimundo do Jornal Região de Cister conquistou o Prémio Jovem Revelação com a reportagem "Os sonhos não têm limites para quem ousa desafiar a superação". 

A Prémio Inclusão Pelo Desporto reconheceu a Allianz, as Águas de Portugal, a VILT, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luís Couto, Rui Corredeira, o Clube Judo Total e o Futebol Clube do Porto pelos contributos desenvolvidos em benefício do desporto para pessoas com deficiência em Portugal. As Insígnias Paralímpicas reconheceram os méritos de Diogo Guia e dos atletas Lenine Cunha e Maria Graça Fernandes. 

A Ordem Paralímpica, maior distinção atribuída pelo Comité Paralímpico de Portugal, foi atribuída ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. 



Voltar