Publicação de Recursos

Agência Mundial Antidoping divulga lista de substâncias e métodos proibidos para 2024

6 Novembro 2023



Compartilhar
Tweet


A Agência Mundial Antidoping (AMA) publicou a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2024 que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2024. A lista aprovada pelo Comité Executivo da AMA designa as substâncias e métodos proibidos dentro e fora da competição e as substâncias proibidas em determinadas modalidades.

A Agência Mundial Antidoping divulgou ainda o Sumário das Principais Alterações e Notas Exploratórias de 2024 e também o Programa de Monitorização de 2024, que inclui substâncias que não estão na lista mas que a AMA pretende monitorizar com o objetivo de detetar potenciais padrões de utilização individa no desporto. 

No contexto das principais alterações para 2024, é de destacar que o Comité Executivo da AMA seguiu a recomendação do Grupo Consultivo de Especialistas da organização e determinou a proibição do narcótico tramadol em contexto competitivo a partir de 1 de janeiro de 2024. O tramadol integrou o Programa de Monitorização da AMA e os dados recolhidos indicaram uma utilização significativa da substância no desporto. O abuso do tramadol por parte de atletas implica o risco de dependência física, transtornos por uso de opiáceos e até overdoses. 

A nota publicada pela Agência Mundial Antidoping esclarece que os atletas que tenham uma razão médica legítima para usar uma substância ou método proibido que conste na lista poderão solicitar uma Isenção de Uso Terapêutico para determinar se atendem aos critérios descritos no Padrão Internacional para Isenções de Uso Terapêutico. 



Voltar