Publicação de Recursos

Cerimónia reconheceu investigadores galardoados no Prémio Ciência e Inovação do Desporto Paralímpico Allianz 2023

26 Fevereiro 2024



Compartilhar
Tweet


A cerimónia de entrega do Prémio Ciência & Inovação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023 decorreu esta segunda-feira, 26 de fevereiro, no Auditório da Allianz, em Lisboa. Esta foi a primeira edição do prémio de caráter anual, que terá a sua segunda edição já em 2024. 

Xavier Melo recebeu o grande prémio de 5.000€ com uma investigação na área da fisiologia que aborda o tema da resposta cardiorrespiratória a programas de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em adultos com deficiência intelectual. Foram ainda entregues duas menções aos trabalhos produzidos por Tânia Mira, na área da psicologia, e por Tiago Barbosa, na área da biomecânica. 

A cerimónia contou com as presenças do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, do Presidente do INR, Rodrigo Ramos, da CEO da Allianz, Teresa Brantuas, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, da Presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, e do Presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos, Daniel Videira. 

José Francisco Neves, membro do Comité Executivo e CMO da Allianz Portugal, referiu que a criação deste prémio "valeu a pena pelos trabalhos apresentados mas essencialmente porque trouxemos a academia para uma realidade super importante para todos nós, super importante para o desporto paralímpico". José Francisco Neves garantiu estar convencido que "mais tarde ou mais cedo este prémio será um sucesso nacional e que tudo isto será aproveitado no dia a dia dos atletas mas também das pessoas com deficiência". 



Voltar