Publicação de Recursos

Governo investe 65 milhões de euros num programa para o desporto para 2024-2028

17 Dezembro 2024



Compartilhar
Tweet


O Governo vai investir 65 milhões de euros adicionais no desporto no período 2024-2028, anunciou esta terça-feira o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, definindo-o como um “programa inédito” para o setor e como “um recorde olímpico” de investimento. A cerimónia decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, e resultou na assinatura de um contrato-programa entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal. 

O Contrato-Programa para Desporto 2024-2028 integra cinco medidas e 14 programas que representam um aumento de 46,1% nas verbas para o setor do desporto já no ano de 2025. As cinco medidas englobam as áreas: 1) Infraestruturas desportivas & Centros de Alto Rendimento; 2) Desenvolvimento Desportivo, Inovação e Investigação; 3) Inclusão e desporto para todos; 4) Alto Rendimento Desportivo e Carreira Dual e 5) Formação e Certificação. Neste leque destaca-se a garantia de financiamento ao Centro de Inovação, Investigação e Desenvolviemnto Paralímpico, onde se situará a nova sede do Comité Paralímpico de Portugal, e o investimento nas acessibilidades das infraestruturas desportivas nacionais. 

“Este é um programa inédito, único, um recorde olímpico no ponto de vista do investimento no desporto”, disse o ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do Desporto, salientando que estes 65 milhões de euros são um “valor adicional” à verba para o setor prevista em sede de Orçamento de Estado.

O primeiro-ministro, que presidiu à cerimónia, manifestou a convicção de que o “enormíssimo acréscimo” de investimento no desporto vai provocar uma “transformação cultural” no país. “A minha convicção profunda e a do Governo é de que este investimento vai produzir resultados muito maiores do que o investimento financeiro que hoje nós aqui fazemos. Vai produzir resultados que vão muito para além daquilo que se vai ver nas próximas Olimpíadas”, referiu Luís Montenegro. 

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal destacou que este é "um dia muito especial para o desporto e, em particular, para o desporto paralímpico português", reforçando que "a construção do Centro de Inovação, Investigação e Desenvolviemnto Paralímpico é um sonho que a partir de hoje se tornará realidade". José Manuel Lourenço reforçou com este contrato-programa "é importante haver compromisso e capacidade para criar pontes para que seja possível potenciar o retorno deste investimento". 

Já o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes, afirmou que este contrato-programa irá contribuir para "um desporto mais robusto, inclusivo e sustentável" e garantiu que "este é o momento de agir com ambição e responsabilidade para que possamos deixar um legado duradouro" para o desporto nacional. 



Voltar