21807
Saltar para conteúdo

ICSD



Visualizar Conteúdo Web

Logotipo de ICDS
 

O Comité Internacional de Desporto para Surdos (ICSD) foi fundado como Comité International dos Desportos do Silêncio (CISS) a 24 de Agosto de 1924, França, numa reunião que reuniu os líderes do desporto para surdos da Bélgica, Checoslováquia, França, Grã Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Polónia e Roménia. Nesta primeira reunião foi nomeado o 1º presidente do Comité, o Sr. Rubens-Eugène Alcais.

Em 1955 o Comité Olímpico Internacional (COI) admitiu o ICSD como uma Federação Internacional de cariz olímpico.

O Comité Internacional de Desportos para Surdos é a entidade responsável pela organização mundial de todos os aspectos relacionados com o desporto para pessoas surdas. É responsável pela supervisão e coordenação dos Surdolímpicos e dos campeonatos do mundo de desporto para surdos. Actualmente, fazem parte do ISCD (International Committee of Sports for the Deaf) 104 Federações Nacionais de Desporto para Surdos.

Para celebrar o espírito do desporto para surdos onde os atletas surdos se unem como membros de uma minoria cultural e linguística, o ICSD adoptou o lema PER LUDOS AEQUALITAS (Igualdade através do desporto).

Mais sobre o (ICSD).

Facebook Paralimpicos Instagram Twitter Youtube