Sobre os Jogos Paralímpicos
Visualizar Conteúdo Web
O Logo - Harmonia Pelo Padrão Quadriculado
Os logótipos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 têm na sua essência o padrão axadrezado. No Japão o padrão axadrezado aliado ao tom de azul utilizado expressam a elegância e a sofisticação característicos do país.
Composto por três variedades de formas retangulares, o design dos emblemas criados pelo artista japonês Asao Tokolo representa diferentes países, culturas e formas de pensar na transmissão da mensagem da promoção da diversidade como plataforma para conectar o mundo.
A Mascote
O nome Someity é originário da conjugação de “someiyoshino”, popular flor de cerejeira japonesa, e “so mighty”, expressão inglesa que significa “tão poderoso”. Portadora de uma enorme força física e mental, a Someity tem poderes fantásticos e representa a constante superação de obstáculos e redefinição de metas cada vez mais ambiciosas pelos atletas paralímpicos.
A Someity adora a natureza e tem uma personalidade calma, demonstrando toda a sua força quando as circunstâncias assim o exigem. Tem na sua essência a ambição de mover as fronteiras do que é considerado possível, supera-se todos os dias e quer ir sempre mais além em busca de incríveis e inovadoras conquistas.
As Medalhas
A convergência de linhas para um ponto único presente nas medalhas paralímpicas de Tóquio 2020 simboliza a conexão de diferentes culturas e representa o poder dos atletas paralímpicos de unir as pessoas de todas as nacionalidades e etnias.
Os elementos naturais retratados nas medalhas remetem para a ligação do Japão à natureza, sendo que cada elemento natural tem uma textura específica que permite a identificação pelo toque. As medalhas têm a designação “Tóquio 2020” em braille e, pela primeira vez em Jogos Paralímpicos, possuem recortes circulares – um, dois ou três – que permitem identificar pelo toque se se trata de uma medalha de ouro, prata ou bronze.
A Tocha Paralímpica
Conceito
“Partilha a tua luz”
A transmissão e partilha da luz da tocha paralímpica pretende iluminar e incentivar a criação de uma sociedade em que todas as pessoas vivam em harmonia e cooperação mútuas.
A forma do topo da tocha remete para a flor de cerejeira, símbolo tradicional da cultura japonesa e das suas capacidades tecnológicas, e demonstra ainda a determinação dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 em contribuir para a construção de uma sociedade totalmente inclusiva.
VISÃO
“A chama Paralímpica é para todos – a acumulação da paixão de todos pelos Jogos Paralímpicos gera a chama”